sexta-feira, 23 de maio de 2014

O Mundo Mágico dos gêmeos!


 Quando descobri a gravidez, foi realmente um susto, porque mesmo sendo bem vinda, eu não esperava e não era nada planejada.Como já contei, quando o médico da ultra me disse que via dois embriões com 7 semanas, eu simplismente não acreditei, mesmo vendo ali no monitor claramente, o choque foi pesado, afinal de contas, era minha primeira gestação. Não fiz tratamento para engravidar, simplesmente aconteceu, e foi o melhor acontecimento da minha vida!

Na segunda ultra com 10 semanas, já dava pra saber que era uma gestação monocoriônica e diamniótica, ou seja , eram gêmeos "idênticos"ou univitelinos , na mesma placenta e em sacos separados. Toda gestação gemelar onde os bebês estão na mesma placenta, sempre serão do mesmo sexo! No meu caso, dois lindos meninos. Apesar de serem univitelinos, eu vejo bastante diferença: 



Nathan e Enzo com 8 meses.

 Apesar das semelhanças e muitos gêmeos serem verdadeiras "cópias", são pessoas completamente diferentes! Nathan é mais tranquilo,carinhoso, sempre muito risonho e "falante" e um pouco mais independente, já o Enzo, é mais bravinho, chorão, não gosta muito de aglomeração, mas também é muito carinhoso! Fernando e eu tentamos ao máximo respeitar a individualidade dos meninos, porque não tem nada pior do que ser verdadeira xerox em tudo de alguém né? 
 Admito que muitas vezes achei bonitinho vestir igual por exemplo, mas logo estarão andando, fazendo amiguinhos, serão crianças e vão entender as coisas, e imagina só que coisa mais chata ter que vestir os dois de super heroi porque um deles gosta. E o outro? Como irá se sentir? Por isso, acho muito importante respeita-los como duas pessoas distintas. 
 Depois que descobri a gravidez, pesquisei muito sobre gêmeos, sobre a gestação gemelar e descobri coisas incríveis! Confira: 
  • Você sabia que gêmeos idênticos não possuem impressões digitais iguais? Pois é! 

As impressões digitais não são geradas apenas com base no DNA. Quando gêmeos idênticos são concebidos, eles começam a vida com as mesmas impressões digitais. Mas durante as semanas seis a 13 da gestação, quando eles começam a se mexer, cada um deles encosta no saco amniótico. Com isso, formam-se estrias e linhas nas mãos que podem resultar em impressões digitais diferentes em cada gêmeo.


  • Os gêmeos interagem ainda dentro do útero! Por isso geralmente são tão companheiros! Em 2011, o pesquisador Umberto Castiello, da Universidade de Pádua, na Itália,estudou vídeos tridimensionais de gêmeos ainda no útero materno. Com 14 semanas de gestação, os gêmeos foram vistos estendendo os braços um para o outro. Com 18 semanas, eles tocavam um ao outro com mais frequência do que tocavam seus próprios corpos. As análises cinemáticas das gravações teriam revelado que os gêmeos faziam gestos nítidos em direção um ao outro e tocavam a região sensível dos olhos um do outro com tanta suavidade quanto tocavam a mesma região neles mesmos.

 Tem Muuuuito mais coisas fascinantes sobre o mundo dos gêmeos e com certeza farei um post somente com essas informações incríveis e tão encantadoras! Se tiver algo que desejem saber, comentem aqui ou no facebook: https://www.facebook.com/julianatabita.portela.

Obs: Por causa de algumas falhas na programação do blog, não estou conseguindo no momento colocar botões do face no blog além do compartilhar que já tem e não consigo comentar aqui também, mas logo essa falha será resolvida e ficará mais fácil curtir, compartilhar e comentar aqui :)

 Beijo grande <3


Um comentário:

  1. Oi Juliana estou amando ver os posts...sou apaixonada por este mundo gemelar...
    Faço tratamento com indutor e tenho esta possibilidade e é meu sonho...

    Parabéns pela linda família...seus filhos são lindo!

    ResponderExcluir

Fique À vontade para dar sua opinião, elogio ou crítica :) Volte sempre!